Você deve ter chegado até aqui procurando sobre Dionisio deus do vinho, e sim aqui é o lugar certo para você aprender coisas interessantes sobre os deuses gregos. Neste artigo iremos abordar a vida desse deus e tambem o seu arquétipo, o que este deus do vinho grego pode te ensinar a melhorar sua vida.
À primeira vista você deve se perguntar, mas o que Dionisio pode me ensinar?
Na nossa psiquê há elementos humanos e divinos e são ativados quando você entra em contato com os arquétipos.
Primeiramente, ele pode ajudar a suavizar sua vida, no sentido de estimular seus relacionamentos e te ajudar a curtir mais os prazeres da vida.
Dionísio é um arquétipo que nos segura a continuarmos como adolescentes. É aquela pessoa que se sente sempre jovem.
Tendo ele acesso ao inconsciente, ele é capaz de entender e de renascer, porque renascemos sempre quando aprendemos algo novo.
Em segundo lugar, Dionísio foi capaz de driblar a loucura, ele passou por situações tão difíceis e indescritiveis, mas conseguiu vencer.
Este arquétipo também se identifica com aquelas pessoas intensas, seja qual for a paixão do momento, sempre sente as coisas de uma forma muito forte.
Dionisio deus, Arquétipo do Eterno Adolescente.
Traz uma das características de adolescentes, não querendo se comprometer com nada e não quer fazer as coisas de maneira consistente. Muitas vezes desistindo antes de completar qualquer coisa.
Não possuem regularidade e constância no que faz.
Da mesma forma, pode ser muito temperamental, e a música, as drogas ou algo que cause alteração no humor são tentadoras para ele.
Dizem que o movimento hippie da época de 60 representava de forma perfeita o arquétipo de Dionísio o deus do Vinho. (Drogas, bebidas, sexo e muita música).
E se não tomar cuidado, essa fase pode perdurar por anos, incluindo a vida adulta. Sabe aquele tipo de pessoa que com 30, 40 e 50 anos ainda são “adolescentes” ?
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que até o momento existem só características negativas em Dionísio, mas se você notar a sabedoria contida no arquétipo e se identificar poderá rever sua vida, como, por exemplo parar de se portar como um adolescente, psicologicamente falando e continuar a sua evolução.
Outro coisa interessante da vida de Dionísio é a simbologia do masculino e feminino. Por algum tempo ele ficou disfarçado de mulher para se esconder da ira de Hera. Essa experiência fez com ele entendesse muito sobre o mundo feminino, bem como a desenvolver a parte intuitiva, que é mais aflorada nas mulheres.
Ainda falando sobre a dualidade deste arquétipo, quem se utiliza dele de forma completa, sem controle e sem equilíbrio, acaba se vendo nos dois extremos. Em um certo dia a pessoa é extremamente boa, carinhosa e agradável e no outro dia vira violenta, agressiva.
Quem era o deus Grego Dionisio?
Primeiramente o deus Dionisio o Deus do Vinho é um dos últimos filhos de Zeus com uma amante chamada Semele, princesa Tebana.
A deusa Hera descobre a traição e decide se vingar, elaborando um plano para matar Semele.
Hera desce a Terra, disfarçada de anciã, chamada Beroe, enfermeira da própria Semele. Elas então começam a conversar, quando Semele toca no assunto de que estava apaixonado por um homem que se intitulava Zeus.
Hera então plantou a semente da dúvida, e a aconselhou pedir uma prova para Zeus de sua divindade. Por fim, Semele que faz o que ela disse.
O Renascimento:
Semele pediu a Zeus como prova de seu amor, que se revelasse em toda a sua glória. Como ele tinha jurado ao rio Estige, foi obrigado a cumprir a promessa. Apareceu diante dela em toda a sua glória divina, que a natureza humana de Semele não resiste e acaba tornando em cinzas.
Mas nesse momento, Zeus percebe que ela estava grávida de Dionisio e para encontrar alguma forma de garantir a vida do filho concebido nesse incidente, ele mesmo constura o embrião dentro de sua coxa, e na sua perna se dá a gestação do deus Dionísio.
Assim que ele nasce, a perseguição de Hera é imperdoável. A deusa então ordena que os Titãs o sequestrem e o matem. Porém Reia traz o menino de volta pedindo a Perséfone, que o leve para a casa do rei Atamas, onde ele fica escondido como uma menina pela rainha esposa do rei.
Hera mais uma vez descobre e enlouquece a rainha. O deus Hermes então o esconde, transformando-o em cabrito.
Até aqui você percebe que o deus Dionisio, nasceu e renasceu varias vezes. Aprendemos com ele que na vida podemos sim, nascer e renascer quantas vezes forem necessárias.
A Loucura de Dionísio o deus do Vinho
“Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã.” (Renato Russo)
Hera é a deusa que prova os filhos de Zeus, ela manda as provas e nós temos que vencer. Essa deusa esta fazendo apenas o papel dela. (Ver arquétipo de Hera)
Então mais uma vez descobre o disfarce e então enlouquece Dionisio, que nessa época já era considerado Dionisio, deus do vinho.
Ele passou um bom tempo vagando pelo mundo, acompanhado de Sileno o seu tutor, suas ninfas, pãs, curetes e sátiros. Vagou pela Índia, e foi muito mal recebido. Para se vingar ele transforma as águas em vinho, para que todos os indianos fiquem bêbados e lutem entre si por causa da intoxicação do vinho.
Por fim, o deus Dionísio é aquele tipo de pessoa que ama o desconhecido, e sempre entra em conflito com nosso lado conservador, cauteloso e realista. Aquele espirito jovem que esta preparado para cair no mundo, confiando somente na própria sorte.
Ele foi um deus que precisou declarar e conquistar sua divindade e seu lugar entre os deuses do olimpo. Mas sofreu muito até chegar ao Olimpo. Depois de muito perambular e vencer várias provas, seu pai Zeus pediu que ele subisse ao Olimpo onde ocupou seu lugar a direita do rei dos deuses.
Como Ativar o Arquétipo do Dionísio
Luz:
- Ter hábitos e ideias revolucionárias.
- Use bem os cinco sentidos e sensações fisícas.
- Entenda a alma feminina.
- Aceite qualquer pessoa do jeito que ela é.
- Saber abrir caminhos.
- Ter Espirito de um eterno jovem.
- Ser Atraente, fascinante, encantador e meigo.
- Ter um forte instinto maternal.
- Saia do padrão de vez em quando.
- Namore com mais frequência
Lado Sombra:
- Desprezar o prestígio e o poder da vida material.
- Imaturidade emocional.
- Mente andrógena, conteúdos masculinos e femininos em desarmonia.
- Dificuldade em ter metas.
- Não consegue suas emoções.
- Tem tendências a vícios.
- Dificuldade de amadurecer.
- Imediatista.
- Temperamental.
- Forte sentimento de rejeição.
0 Comentários