Hefesto é o deus do fogo na mitologia grega. Por comparação ele é o arquétipo masculino do homem criativo, que tem a capacidade da força, talento e habilidade de trabalhos manuais.
Ele é aquele tipo de homem que conserta tudo em casa, é muito habilidoso naquilo que faz tanto para criar algo quanto para forjar, ele é aquele que trabalha com coisas concretas.
Hefesto era um deus que foi rejeitado pela aparência. Ou seja, ele não era bonito como os outros deuses do Olimpo, além de ser um deus coxo. E a deusa Hera sua própria mãe o invalidou, somente por causa desse defeito nas pernas. Só que mal sabia ela que ele era muito habilidoso.
Isto que ele fabricava armas para os deuses, e as melhores joias para as deusas, era um dos deuses mais criativos do Olimpo. Além disso, como deus do fogo tinha a capacidade de transformar qualquer trabalho difícil em algo de valor.
Ele fabricava as melhores armas para os deuses, e as melhores joias para as deusas, era um dos deuses mais criativos. Além, como deus do fogo tinha a capacidade de transformar qualquer trabalho difícil em algo de valor.
Quem era o deus do Fogo?
Hefesto era o deus do fogo da mitologia grega e foi filho somente da deusa Hera que sentindo raiva porque Zeus teve uma filha (Atena) sem precisar de sua ajuda, ela então decidiu fazer tambem. Como efeito disso, tentou gerar um deus sem a ajuda de Zeus.
Dessa forma nasceu Hefesto desprovido de beleza e coxo, a deusa Hera ficou muito envergonhada e o rejeitando pela sua aparência. Desse modo ela pegou ele pelos pés e o jogou para fora do Olimpo, caindo no mar e sendo adotado e criado por Tétis.
Apesar de ter sido rejeitado, sua chama interior não se apagou o tornando um dos deuses mais criativos.
Hefesto e Afrodite
Sim, por mais estranho que possa parecer, Hefesto e Afrodite foram casados, o deus rejeitado o mais feio do Olimpo foi prometido a deusa Afrodite.
Por consequência de um acordo para libertar a deusa Hera de um trono real que ele mesmo tinha feito para prender Hera por ressentimento pelo abandono.
A rainha dos deuses estava presa ao trono mágico com correntes invisíveis e inquebráveis e nenhum outro deus conseguia quebrar, somente ele.
Para libertá-la, além de receber Hefesto no Olimpo, Zeus ordenou que Afrodite seria sua esposa.
Porém a deusa Afrodite não era a melhor esposa para ele, nem ele o par perfeito dela. Mas simbolicamente a união de Hefesto e Afrodite significa que todos tem o direito a amar.
Hefesto e Atena.
Vamos lá, Hefesto e Atena tem uma história interessante. Lá nos preparativos para a Guerra de Tróia, Hefesto recebe a visita de Atena afim de fabricar armas novas.
O concurso da maça dourada tinha trazido a condição de mulher de Atena. Estava muito mais linda, o que chamava a atenção de todos os outros deuses. Hefesto que tinha se separado de Afrodite, sentiu então uma grande atração por Atena, e a admirava platonicamente. Um dia ele literalmente chegou a vias de fato e atacou Atena, tentando violentar a deusa da sabedoria. Lógico que ele apanhou muito de Atena.
Filho de Hefesto.
Como resultado dessa atitude impensada de Hefesto, ele conseguiu ejacular nas pernas da deusa que com nojo de se limpar com um pedaço de algodão jogou no chão sujo com o sêmem do deus grego Hefesto.
Ao cair na terra Gaia gerou uma criança chamada Erictonio. A deusa Gaia então mandou chamar Atena dizendo que não aceitaria aquela falta de responsabilidade.
Atena então levou a criança e entregou à filha Pandrosa, filha do rei Cécrope.
O Fogo, Ação e Fé.
Particularmente, eu tive uma experiência com este arquétipo quando li sobre a atitude que Hefesto teve ao ver fogo saindo de um vulcão.
Ele não apenas ficou deslumbrado quando viu o vulcão na ilha de Lemnos como também admirou a grandeza daquele vulcão e a força que vinha dele. Começou a pensar e a cogitar que poderia, com o fogo, confeccionar úteis e belos artefatos.
Eu vou tentar – Disse ele – Essa lava me mostrará, pode ser difícil mas eu vou conseguir.
Os olhos do deus ferreiro grego brilharam em fogo com o pensamento que lhe veio e ele no mesmo instante, cheio de disposição, começou a trabalhar.
E foi que fez, usou todo o poder do fogo interno, da fé nas capacidades dele e fez o que precisava.
Talvez provavelmente seja esse fogo que falta dentro de você. Aquela vontade que te faz queimar por dentro, aquele fogo que ilumina suas ideias, e faz você vencer e achar o caminho e a solução de um problema ou até mesmo a realização de um grande sonho.
Como Ativar o Arquétipo de Hefesto, o deus do Fogo?
Luz:
- Seja muito dedicado ao trabalho.
- Trabalhe sua criativade e habilidades artísticas.
- Trabalhade incansávelmente.
- Grande energia física para o trabalho.
- Transforme a dor, criando obras lindas.
- Cultive Habilidades manuais.
- Transforme o feio em belo.
- Coloque a mão na massa. Tentar fazer, faça.
- Faça a manutenção da casa.
- Transforme o que sente em uma obra concreta e linda.
Sombra:
- Arredio e mal humorado.
- Não pensa antes de agir.
- Muito intenso, pode ferver por dentro e reagir de forma errada.
- Dificuldade para se relacionar.
- Não reage quando humilhado, só fica com raiva por dentro.
- Solitário.
- Intimida-se facilmente.
- Vingativo.
- Sentimento forte de rejeição.
- Muito ingênuo.
0 Comentários